Estudantes do Jaboatão participam de aulão sobre combate à corrupção promovido em parceria com o MPPE

[dkpdf-button]

   A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, em parceria com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), promoveu, no Cineteatro Samuel Campelo, no bairro de Jaboatão Centro, um grande aulão, voltado a 400 estudantes da rede municipal de ensino, sobre práticas de combate à corrupção e sonegação fiscal. O bate-papo, cheio de atrações lúdicas, visa ajudar crianças e adolescentes a entender o momento de crise que atualmente castiga o Brasil, mostrando que a corrupção não ocorre apenas na política, mas em atos cotidianos, praticados por pessoas de qualquer idade.

   De acordo com a secretária municipal de Educação do Jaboatão dos Guararapes, Ivaneide Dantas, o projeto surge em um momento de extrema importância e contribui significativamente para a formação escolar e pessoal dos jovens. “Falamos muito em corrupção no meio político, mas existem as pequenas corrupções cometidas no dia a dia, como furar uma fila ou colar na prova. É importante que os estudantes saibam e compreendam o que é corrupção ou sonegação, por exemplo. Nossa gestão acredita que esse é um dos caminhos para fortalecer a cidadania e melhorar nosso país”, comentou.

   Aluna da Escola Municipal Dom Bosco, Taliane Vitória, de 12 anos, manteve-se atenta aos temas abordados durante a aula extraclasse. Ela garante que vai levar os ensinamentos para sua vida: “Hoje, entendi que corrupção não é uma exclusividade dos adultos ou políticos e isso me fez repensar muitos dos meus atos. Acho que esse encontro foi uma aula sobre a vida e sobre o que nós queremos ser para o mundo”.

   A promotora de Justiça Isabela Rodrigues Bandeira Carneiro Leão salientou a importância de abordar temas como esse, conscientizar as crianças e ensina-las a agir com gentileza e se colocar no lugar do próximo. “Acho que esse é um tema que não pode mais fugir das escolas. Estamos passando por um momento crítico no mundo e essas crianças precisam entender desde pequenas que, às vezes, a corrupção nasce em casa, com pequenas atitudes que não são compreendidas como tal”, pontuou.