III SEMANA DO BEBÊ DO JABOATÃO DOS GUARARAPES

O QUE É A SEMANA DO BEBÊ?

A Semana do Bebê serve para se pensar e avaliar as condições sociais, educacionais e de saúde que o município oferece aos bebês que nascem na cidade, e com essa avaliação melhorar os serviços. Ao investir na primeira infância e assegurar as crianças o direito à proteção, à saúde e à educação de qualidade, promove-se a redução das desigualdades. Esta, porém, não é tarefa apenas do Estado, mas de toda a sociedade. E é justamente a união da comunidade em torno da proteção à gestante e à criança, o grande sucesso da Semana do Bebê.

A Semana do Bebê surgiu, inicialmente, na cidade de Canela – RS há dezoito anos com o apoio do UNICEF e tem se multiplicado pelos municípios brasileiros de forma grandiosa e com um mesmo objetivo  – Todos juntos pela primeira infância.

É no contexto desse lema que Jaboatão dos Guararapes continua sua militância em prol das crianças e neste ano realiza a sua III Semana do bebê com o tema – Jaboatão pela primeira infância: Direitos garantidos, desenvolvimento alcançado!

Essa caminhada teve início no ano de 2015 com a realização da I Semana do Bebê do Jaboatão dos Guararapes. Foi organizada em diálogo direto intersetorial com os representantes da Secretaria de Desenvolvimento e Mobilização Social, o Instituto Jaboatão Criança e o UNICEF. Foi realizada no período de 25 a 29/05/2015 e teve como foco atenção à saúde e proteção integral na primeira infância, educação infantil como prioridade e compromisso pelos direitos, gênero e racismo na infância.

A II Semana do bebê se realizou no período de 30 de maio a 03 de junho de 2016, com o tema “O Desenvolvimento Infantil no contexto dos Direitos”.  Profissionais de diversas áreas foram convidados a debater e refletir sobre os cuidados e desafios na saúde das crianças, como promover a cidadania desde o ventre, as conquistas, desafios e perspectivas pela garantia dos direitos na primeira infância. A família também não ficou de fora e esta interação se deu através das rodas de diálogos com o projeto da UNICEF – Kit Família Brasileira Fortalecida, massagem Shantalla, contação de história e da oficina de alimentação para os bebês.

Nesta III Semana do Bebê, a temática estará voltada para a garantia de direitos e desenvolvimento dos bebês, crianças pequenas e gestantes, visando  sensibilizar e envolver toda sociedade em prol da primeira infância, com ações intersetorializada com as secretarias municipais de assistência social, saúde e educação, através de palestras em faculdades, CRAS, postos de saúde, centros comunitários, igrejas e ações simultâneas  com atividades em creches e CEMEIs do município do Jaboatão dos Guararapes.

A inspiração para toda esta mobilização, é o Art. 227 da Constituição Federal de 1988, que preconiza a prioridade absoluta para criança e adolescente, numa responsabilidade compartilhada entre a Família, a Sociedade e o Estado. A Semana do bebê tem se consolidado como uma estratégia de enfrentamento as situações de exclusão social, de promoção a qualidade de vida das crianças, redução do índice de mortalidade infantil, envolvimento e sensibilização de toda sociedade em torno da situação da primeira infância.

Este evento tem por objetivo:

• Contribuir para diminuição do índice de mortalidade infantil e melhoria da qualidade de vida das crianças de 0 (zero) a 03 (três) anos;
  • Diminuir as situações de exclusão social decorrente da gravidez precoce;
  • Informar, sensibilizar e envolver sociedade em torno da situação da primeira infância.
  • Conferir visibilidade social às ações pertinentes à questão, em desenvolvimento no município do Jaboatão dos Guararapes, no âmbito intersetorial e interinstitucional.

Quando acontecerá?

A III Semana do Bebê será realizada dos dias 23 a 26 de outubro de 2017:

• Abertura será dia 23/10/2017 às 8h na Faculdade dos Guararapes – Rua Comendador José Didier, 27 – Piedade, Jaboatão dos Guararapes – PE, 54400-160
  • Palestras sobre a Primeira Infância – de 24 a 26/10/2017 – Faculdade Maurício de Nassau – R. José Braz Moscow, 252 – Piedade, Jaboatão dos Guararapes – PE, 54410-390
  • Atividades Simultâneas em faculdades, CRAS, postos de saúde, centros comunitários, igrejas e ações simultâneas com atividades em creches e CEMEIs do município do Jaboatão dos Guararapes

Público alvo:

Autoridades municipais, gestores, médicos, enfermeiros, assistentes sociais, conselheiros setoriais, supervisores, professores, apoios, agentes comunitários, estudantes das faculdades parceiras, pais, mães e comunidade em geral.