Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes lança Sistema de Gestão Escolar

[dkpdf-button]

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes lançou, nesta terça-feira (18), uma importante e moderna ferramenta de controle de frequência dos alunos da rede municipal por meio de reconhecimento facial. O Sistema de Gestão Escolar, inédito no Estado de Pernambuco, vai registrar a presença dos estudantes por meio de sensores tridimensionais, instalados na entrada das unidades de ensino. Caso o aluno não compareça à escola até meia hora após o fechamento dos portões, pais e responsáveis previamente cadastrados receberão um aviso, via SMS, informando sobre a ausência das crianças e adolescentes. A inauguração do sistema foi realizada pelo prefeito Anderson Ferreira, na Escola Municipal Paulo Menelau, no bairro de Vila Sotave.

De acordo com o prefeito, além de contribuir para a diminuição dos índices de evasão, o sistema vai garantir cerca de 15 minutos extras para que professores possam trabalhar o currículo escolar dos alunos, uma vez que não precisarão realizar a tradicional chamada oral. Outro ganho importante proporcionado pelo programa, segundo o gestor, se dá pelo fato de a ferramenta estar interligada ao Conselho Tutelar, que será automaticamente acionado caso o estudante falte cinco aulas seguidas.

“Estamos implementando um sistema de gestão inovador e inédito em Pernambuco, que, com certeza, vai trazer resultados bastante positivos para o setor educacional da nossa cidade. E apesar de ser uma inovação tecnológica, o programa possui um custo muito baixo [cerca de R$ 3 mil por escola] para os cofres do município, tendo em vista os benefícios que serão gerados, como, por exemplo, diminuição da evasão escolar e o aumento da sensação de segurança, uma vez que, agora, pais e responsáveis passarão a ter a certeza de que suas crianças estão, de fato, dentro das salas de aula”, disse Anderson Ferreira.

Anderson falou sobre outras vantagens advindas do uso da ferramenta, como controle diário do estoque e da produção da merenda escolar, permitindo, assim, que as refeições possam ser preparadas na quantidade correta, evitando possíveis desperdícios. O sistema, segundo ele, torna possível, ainda, controlar o horário de entrada e saída de servidores e professores; definir e aprimorar o roteiro dos ônibus escolares, por meio do registro do endereço dos alunos; e acompanhar as condições físicas e o funcionamento de cada unidade de ensino, medidas que permitirão que a Secretaria Municipal de Educação passe a adotar decisões estratégicas em menos tempo.

“Enquanto as gestões passadas estavam muito preocupadas em investir em publicidade, a nossa equipe segue firme e compromissada a obter resultados que promovam mudanças reais na vida das pessoas, principalmente nas áreas da Saúde, Educação e Desenvolvimento Social. Vamos trabalhar duro para a tirar a educação do nosso município do estado de sucateamento que a encontramos quando assumimos a prefeitura. Temos um time de professores, gestores e secretários competentes e capazes fazer de Jaboatão dos Guararapes um divisor de águas no Estado de Pernambuco”, assinalou o prefeito Anderson Ferreira.

Inicialmente, além da Paulo Menelau, em Vila Sotave, a ferramenta irá funcionar na escolas municipais Humberto Barradas (Engelho Velho), Paulino Menelau (Candeias), Eunice Félix (Jardim Jordão) e D’Emery Carneiro (Vila Dois Carneiros). Até o momento, cerca de 2.500 alunos foram cadastrados, número que deve aumentar em breve, na medida em que a prefeitura consiga implementar o sistema nas 139 unidades da rede municipal.