Seminário sobre inclusão encerra Semana Municipal da Pessoa com Deficiência no Jaboatão

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria Municipal de Educação, finalizou, nesta sexta-feira (31), o ciclo de atividades da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. O encerramento, realizado no Cineteatro Samuel Campelo, no Jaboatão Centro, foi marcado por um seminário – direcionado a gestores, supervisores e professores municipais – sobre a importância do fortalecimento de políticas públicas que permitam a inclusão de pessoas com deficiências na sociedade, e, principalmente, nas salas de aula.

Secretária municipal de Educação, Ivaneide Dantas lembrou que desde que a atual gestão assumiu a prefeitura, em janeiro de 2017, cerca de 500 alunos com necessidades especiais foram matriculados na rede municipal de ensino.

“Essa barreira educacional é um prejuízo histórico. Imaginem quantas crianças são privadas de um direito básico como o de estudar. Nossa gestão tem trabalhado pela inclusão social, e, em menos de dois anos, temos o prazer de colher os louros desse trabalho. O resultado do nosso esforço tem muitos nomes, a exemplo, temos o André Luiz, que pôde voltar a estudar graças ao projeto Educação Inclusiva. Esse é só o começo de uma longa e árdua caminhada em busca de igualdade social”, pontuou a gestora pública.

INOVAÇÃO
   Na ocasião, foram entregues três livros paradidáticos, produzidos em braile, para todos os estudantes cegos ou com baixa visão da rede municipal de ensino. Jaboatão dos Guararapes é a primeira cidade pernambucana a produzir material literário com sistema de escrita tátil para estudantes da rede pública.