ESCOLA BARTOLOMEU DE GUSMÃO É CAMPEÃO DO 1º TORNEIO BRASILEIRO DE SUSTENTABILIDADE

[dkpdf-button]

A Escola em Tempo Integral Bartolomeu de Gusmão participou do 1º TORNEIO BRASILEIRO DE SUSTENTABILIDADE com o tema: BARREIRA FLUTUANTE: A RECICLAGEM DO LIXO COMO UMA FORMA DE EXERCER A CIDADANIA e sagrou-se campeã entre as escolas públicas.

O 1º TORNEIO BRASILEIRO DE SUSTENTABILIDADE é uma iniciativa do Instituto Alpha Lumen e da Ball Corporation que tem por objetivo conscientizar os jovens, adolescentes e as crianças, e a partir delas suas famílias e comunidades, sobre a sustentabilidade que inicia com o reaproveitamento dos resíduos sólidos para fonte de matéria prima e uma economia mais circular, com uma menor demanda por recursos ambientais.

A princípio o projeto tinha um caráter experimental, no entanto, desde a implantação da barreira flutuante tem sido retirado do canal, em média, 37,5 quilogramas de resíduos por mês, diminuindo a poluição, ocasionando a redução dos alagamentos e o tempo que as ruas permaneciam alagadas. Tudo isso é resultado da instalação da barreira flutuante, do recolhimento desse lixo e do trabalho de conscientização junto à comunidade.

O professor e orientador do projeto, David Gabriel, acredita que o trabalho desenvolvido por seus alunos pode ajudar na conscientização da comunidade, criando uma rede de envolvimento e aumentando a conscientização das pessoas para a preservação do meio ambiente. “Este trabalho é muito importante na transformação da vida desses alunos, da comunidade e da escola, oportunizando uma visão de cidadania sustentável e uma melhoria na qualidade de vida de todos envolvidos, direta e indiretamente, no projeto”, explicou.

O Projeto da Escola Bartolomeu de Gusmão ficou em 1º lugar na avaliação do Júri Técnico do torneio, no segmento escolas públicas. Como premiação, cada estudante receberá um tablet, além de um notebook para o professor e o troféu para a escola.