Escola municipal do Jaboatão representa Pernambuco em conferência pedagógica

Com o projeto “Resgatando esperança nas águas da lagoa Olho D’água”, a escola municipal Professora Cândida de Andrade Maciel, da rede pública de ensino do Jaboatão dos Guararapes, consagrou-se como a única escola da Região Metropolitana do Recife a ser selecionada para a etapa nacional da 5ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. Ao total, 28 alunos da escola, com idade entre 14 a 18 anos, participaram de atividades ambientais e elaboraram projetos.

A Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente é um processo pedagógico e dinâmico voltado para alunos das escolas públicas e particulares, com foco na valorização da cidadania ambiental nas escolas e comunidades. Dentro dessa estratégia de mobilização estudantil, os alunos e projetos que se destacam conquistam a oportunidade de apresentar seu trabalho na Conferência Nacional, que acontece anualmente. O próximo encontro de estudantes será realizado no mês de junho, em Brasília.

O tema deste ano é “Vamos cuidar do Brasil cuidando das águas”. Os estudantes abordaram a importância da Olho D’água para a comunidade e apresentaram alternativas para minimizar os danos causados ao seu ecossistema. Para o professor Dario Alencar, orientador do projeto, “A conferência é uma forma de promover a reflexão e a consciência socioambiental e o desenvolvimento de estudos e pesquisas, mas o mais importante é a aplicação prática desses conteúdos na forma de ações e projetos que efetivamente transformam o meio ambiente e a comunidade”. A escola será representada pela delegada da conferência, a aluna Camile Vitória de Souza, do 9º ano C.