ESTUDANTES DO JABOATÃO DISPUTAM OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DO BRICS

[dkpdf-button]

A BRICSMath é uma competição de matemática promovida pelo BRICS, dentro da proposta de cooperação educacional entre os países participantes do grupo. A EMTI José Rodovalho, do Jaboatão dos Guararapes, está participando da olimpíada com 192 estudantes do quarto ao nono ano do ensino fundamental.

Com o objetivo de promover habilidades de pensamento, interesse crescente no estudo das ciências exatas e união de diferentes nações, a BRICSMath é aberta a estudantes dos países que compõem o conglomerado econômico dos emergentes, definido pela sigla BRICS: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Rinaldo Beltrão, professor de matemática da EMTI José Rodovalho, acredita que o formato digital das atividades proporcionam aos seus alunos um maior interesse pelo componente curricular e, consecutivamente, facilita o aprendizado. “Acho importante porque estamos unindo tecnologia e matemática. Hoje, esses meninos estão muito voltados para jogos. E quando a gente tem uma competição onde os alunos são instigados a realizar uma atividade no formato virtual, onde, para ultrapassar a fase desse jogo ele precise ter um certo conhecimento, isso faz com que ele reconheça o valor da matemática, consiga assimilar sua utilidade e ainda se divirta. Isso acaba lhe oportunizando um novo olhar para a aprendizagem”, explicou.

Para participar da olimpíada, basta ter um computador ou tablet com acesso à internet. E cabe ao professor da turma cadastrar no site os estudantes que demonstrarem interesse em participar.

As atividades são interativas, realizadas na forma de jogos on-line e de fácil entendimento para os participantes, e suas tarefas são disponibilizadas em cinco idiomas e de forma gratuita, dando a cada criança a oportunidade de testar seus conhecimentos, independentemente da localização geográfica e dos níveis de aprendizagem e social.