Formatura da primeira turma de Agentes Ambientais Mirins em Jaboatão

[dkpdf-button]

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentabilidade em parceria com a Secretaria Municipal de Educação realizou, nesta terça-feira, 19, na Estação de Tratamento de Água do Gurjaú/COMPESA, divisa de Jaboatão e Cabo de Santo Agostinho, a formatura da primeira turma de Agentes Ambientais Mirins do Jaboatão dos Guararapes.

O curso de Formação de Agentes Ambientais Mirins do Jaboatão – uma ação do Projeto Criança Ecológica – teve início em outubro de 2018 e durou cinco meses.  As aulas foram oferecidas pela Coordenação de Educação Ambiental da Superintendência de Meio Ambiente do Jaboatão, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e apoio da CPRH, contando com a participação de diversos profissionais convidados, especializados nas áreas de limpeza urbana, coleta seletiva, agricultura e engenharia florestal.

A primeira turma de Agentes Ambientais Mirins do Jaboatão dos Guararapes foi formada por 16 crianças entre 7 e 8 anos que residem nas proximidades do Sistema Matas do Refúgio de Vida Silvestre do Gurjaú e são alunos da Escola Municipal Rural Paulo Freire.

De acordo com Danielle Santana, chefe de núcleo da Coordenação de Educação Ambiental, o curso “preparou as crianças para serem Agentes Ambientais Mirins e para atuarem enquanto multiplicadores de boas práticas, principalmente na comunidade em que elas vivem. Elas são moradoras em um assentamento rural localizado ao lado da reserva ambiental,  sendo esta uma das mais importantes, não só para Jaboatão dos Guararapes, como para todo o Nordeste, pela relevância da vida silvestre que habita esse ambiente”, explicou.

Ainda segundo Danielle, a ideia é que a próxima escola contemplada no curso de formação de Agentes Ambientais Mirins seja da Regional Praias, para que seja trabalhado o contexto da preservação das tartarugas marinhas e a importância de manter a praia limpa.

A gerente de ensino da Secretaria de Educação, da Prefeitura do Jaboatão, Cássia Lima, mostrou bastante entusiasmo com a formação dos alunos da rede municipal e destacou a alegria dos alunos com a conclusão do curso. “Nós que fazemos parte da Secretaria de Educação ficamos muito felizes pela parceria com a Secretaria de Meio Ambiente. Pudemos observar a felicidade dos estudantes da Escola Rural Paulo Freire por terem participado do projeto Criança Ecológica e receberem seus certificados de concluinte da I Turma de Agentes Ambientais Mirins de Jaboatão. Eles firmaram o compromisso de cuidar da natureza”, afirmou.