INCLUSÃO E CONSCIÊNCIA NO TRÂNSITO, SÃO TEMAS ABORDADOS EM PROJETO DE ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DO JABOATÃO.

Os alunos da Escola Municipal João Bosco de Sena, que fica no bairro de Santo Aleixo, no Jaboatão dos Guararapes, participaram do projeto Jovem Cidadão, desenvolvido pelo Detran-PE. A ação é voltada para estudantes do ensino fundamental de escolas públicas e privadas e tem como objetivo, estimular a direção consciente entre esses alunos.

O destaque dessa participação é dado aos alunos do oitavo ano, Fernando e Daniel, que são surdos, e puderam compartilhar desse momento, com o acompanhamento e tradução em Libras da professora de Língua Portuguesa, Rafaela Andrade.  Os alunos prepararam uma apresentação e gravaram em vídeo – que se encontra nas redes sociais oficiais do projeto – refletindo sobre o perigo de beber e dirigir, e que foi introduzido pela mensagem “Se dirigir, não beba”, na Língua Brasileira de Sinais. Além da produção do vídeo, os alunos puderam conhecer as dependências do Detran-PE, o pátio de provas, e utilizaram o simulador de direção.

A participação dos alunos surdos nesse tipo de atividades e no cotidiano da escola é possível através do trabalho coletivo do corpo docente, que não mede esforços para incluir os alunos e aprender com eles a cada dia. Além disso, a Secretaria Municipal de Educação viabiliza o acompanhamento dos alunos por intérpretes, como Jakcilene Santos, que auxilia Fernando e Daniel, proporcionando maiores possibilidades no desenvolvimento desses estudantes. É importante ressaltar a colabração dos colegas da sala de Daniel e Fernando, que têm aulas de Libras, apresentam trabalhos sobe o tema e fazem questão de se comunicarem com eles utilizando a língua dos sinais.

As escolas interessadas em participar do projeto, devem enviar email para jceptpe@gmail.com agendando a visita e aguardar retorno da entidade com a confirmação.