INCLUSÃO E CONSCIÊNCIA NO TRÂNSITO, SÃO TEMAS ABORDADOS EM PROJETO DE ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DO JABOATÃO.

[dkpdf-button]

Os alunos da Escola Municipal João Bosco de Sena, que fica no bairro de Santo Aleixo, no Jaboatão dos Guararapes, participaram do projeto Jovem Cidadão, desenvolvido pelo Detran-PE. A ação é voltada para estudantes do ensino fundamental de escolas públicas e privadas e tem como objetivo, estimular a direção consciente entre esses alunos.

O destaque dessa participação é dado aos alunos do oitavo ano, Fernando e Daniel, que são surdos, e puderam compartilhar desse momento, com o acompanhamento e tradução em Libras da professora de Língua Portuguesa, Rafaela Andrade.  Os alunos prepararam uma apresentação e gravaram em vídeo – que se encontra nas redes sociais oficiais do projeto – refletindo sobre o perigo de beber e dirigir, e que foi introduzido pela mensagem “Se dirigir, não beba”, na Língua Brasileira de Sinais. Além da produção do vídeo, os alunos puderam conhecer as dependências do Detran-PE, o pátio de provas, e utilizaram o simulador de direção.

A participação dos alunos surdos nesse tipo de atividades e no cotidiano da escola é possível através do trabalho coletivo do corpo docente, que não mede esforços para incluir os alunos e aprender com eles a cada dia. Além disso, a Secretaria Municipal de Educação viabiliza o acompanhamento dos alunos por intérpretes, como Jakcilene Santos, que auxilia Fernando e Daniel, proporcionando maiores possibilidades no desenvolvimento desses estudantes. É importante ressaltar a colabração dos colegas da sala de Daniel e Fernando, que têm aulas de Libras, apresentam trabalhos sobe o tema e fazem questão de se comunicarem com eles utilizando a língua dos sinais.

As escolas interessadas em participar do projeto, devem enviar email para jceptpe@gmail.com agendando a visita e aguardar retorno da entidade com a confirmação.