JABOATÃO CONQUISTA PREMIAÇÃO NA CIÊNCIA JOVEM

[dkpdf-button]

A Escola Municipal de Tempo Integral José Rodovalho, do Jaboatão dos Guararapes, apresentou na 26ª Ciência Jovem, o trabalho MATEMÁTICA NA CULTURA DOS POVOS: UMA ANÁLISE DO COTIDIANO DE UMA ALDEIA XUKURU. O projeto conquistou o terceiro lugar na categoria DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA.

A premiação credencia a escola a participar da FETEC-MS (Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul), que é a maior feira científica estudantil da região centro-oeste, organizada pelo GATEC – Grupo Arandú de Tecnologias e Ensino de Ciências em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

O Objetivo do trabalho foi investigar a história e a cultura do povo Xukuru de Ororubá, buscando identificar o uso da contagem, das operações, da geometria e de outras utilizações da Matemática, possibilitando tornar mais conhecida a história e a cultura de um povo, buscando fortalecer as trincheiras em defesa dessa comunidade.

A CIÊNCIA JOVEM é uma Feira de Ciências realizada anualmente em Pernambuco por meio do Espaço Ciência – Museu Interativo vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado. Uma das mais antigas e representativas do país, reúne centenas de projetos de todos os estados, além de alguns outros países.

Podem participar da feira escolas da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio nas modalidades regular, educação especial e EJA, das redes pública e privada. Em 2020 a 26ª edição contou com a participação de 280 trabalhos de escolas de 26 Estados brasileiros e 5 países.