JABOATÃO INAUGURA 25ª CRECHE DO MUNICÍPIO

A rede de ensino municipal do Jaboatão dos Guararapes passou a contar com 25 creches, a partir desta quarta-feira (8), com a inauguração do Centro Municipal de Ensino Infantil Professora Rakelly Nogueira do Nascimento, no bairro de Barra de Jangada.

A nova unidade tem capacidade para receber 85 crianças de 0 a 3 anos de idade e o início das atividades aconteceu, justamente, no começo do ano letivo. A cerimônia de inauguração contou com as presenças do prefeito Mano Medeiros e familiares de Rakelly, que era servidora concursada do município e faleceu, num acidente junto com o marido, em 2020. A homenagem prestada à professora é em reconhecimento à dedicação ao trabalho que realizou em prol da Educação no Jaboatão.

Com um investimento superior a R$ 900 mil, o CEMEI é composto por cinco turmas, espaço de lazer e cozinha para o fornecimento das cinco refeições diárias para as crianças assistidas. O horário de funcionamento vai das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira. Nesse período, os alunos participam de atividades pedagógicas e de lazer, sob orientação dos professores.

“Entregamos essa creche com muito orgulho, certos de que, além das 85 crianças matriculadas, ela vai beneficiar várias famílias de Barra de Jangada. Mudar a vida das pessoas não é apenas com rua e calçada, mas com condições de vida. Tenho certeza que muitos pais e mães vão poder trabalhar e buscar novas fontes de renda porque sabem que seus filhos estarão em um local seguro e bem cuidados”, salientou o prefeito Mano. “Ainda este ano, vamos entregar mais três creches, totalizando 28, um avanço significativo, pois encontramos o município com apenas quatro creches, em 2017”, completou.

Lidiane Gomes matriculou sua filha Aylla Beatriz, de 3 anos, pela primeira vez numa creche e disse que agora poderá buscar trabalho. “Já trabalhei no comércio, mas tenho dividido meu tempo entre cuidar de Aylla e da casa. Agora, com essa creche, vou poder trabalhar para aumentar a renda. A Prefeitura do Jaboatão fez uma creche com uma boa estrutura e gostei da professora. Isso deixa a gente mais tranquila”, disse a dona de casa.

HOMENAGEM

A escolha do nome da professora Rakelly Nogueira do Nascimento para o CEMEI foi aprovado de imediato, por conta do seu compromisso com o ensino. Ela era formada em Música e ensinou na rede municipal do Jaboatão entre 2011 e 2020. Nesse período, atuou na Secretaria de Educação, na equipe de Normatização.

“A vida de Rakelly é um exemplo, porque ela se dedicou muito à Educação do Jaboatão, e nos ajudou a implementar mudanças importantes. Que esse legado sirva de exemplo, porque ela fez muito em tão pouco tempo. Por isso, não tivemos dúvida em prestar essa homenagem, principalmente, sendo uma creche, que é a porta de acesso entre a comunidade e a Educação”, destacou Mano.

Os pais de Rakelly, Josias Vieira e Raquel Nogueira, a filha Laura e o irmão Willian participaram da inauguração e agradeceram a homenagem prestada à professora. “Essa homenagem foi um ato de grande importância, voltado para a Educação. Minha filha era uma pessoa dedicada, era um grande ser humano. Rakelly tinha muito carinho e gostava de cuidar das pessoas. Essa homenagem foi muito importante para a nossa família. Agradeço muito esse reconhecimento da Prefeitura do Jaboatão”, falou o pai de Rakelly.