Jaboatão lança curso preparatório e beneficia 1.400 alunos da rede municipal

[dkpdf-button]

   A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes lançou, na manhã desta terça-feira (16), a nova edição do programa Jaboatão Prepara, curso preparatório que visa facilitar o ingresso dos alunos da rede municipal de ensino em escolas técnicas estaduais e institutos federais de educação, além de contribuir para a melhoria dos resultados de avaliações externas, como Saepe e Prova Brasil. A cerimônia, realizada na quadra da Escola Técnica Estadual Advogado José Davi Gil Rodrigues, no bairro do Jordão, contou com a presença da secretária municipal de Educação, Cultura, Esportes, Lazer e Juventude, Ivaneide Dantas, professores e gestores, além dos 1.400 estudantes que serão beneficiados pela iniciativa. Após ter sido completamente reformulado, o projeto, que teve o número de vagas aumentado em 17% e ganhou ferramentas que irão capacitar os jovens para o mercado de trabalho.

   Em seu discurso de boas-vindas aos alunos, a secretária Ivaneide Dantas destacou algumas das mudanças que ocorreram na grade curricular do curso, como a adoção de atividades complementares e de apoio, a inclusão de testes vocacionais e palestras motivacionais, e visitas a espaços acadêmicos e profissionais. De acordo com a gestora, outra medida implementada durante o processo de reformulação do programa foi a decisão de integrar as famílias dos alunos ao ambiente escolar.

   Estamos trabalhando para construir um município melhor e mais justo. E sabemos que a educação é o melhor caminho para que esse objetivo se torne realidade. Sabemos, também, da importância da família nesse processo, e, por isso, decidimos aproximar pais, mães e demais parentes da vida escolar dos alunos, que agora, com o novo Jaboatão Prepara, além de qualificados para disputar uma vaga em uma escola técnica ou instituto federal, serão capacitados para ingressar com mais facilidade no mercado de trabalho”, afirmou Ivaneide.

   Aluna da Escola Bartolomeu de Gusmão, em Porta Larga, a estudante Maria Laura Cajueiro Costa, de 14 anos, afirmou ter recebido com entusiasmo a notícia de que o Jaboatão Prepara havia sido reformulado e ampliado. Segundo ela, o curso vai reforçar os ensinamentos aprendidos dentro das salas de aula ao longo do ano e aumentar as chances dos jovens jaboatanenses de ingressar em uma escola técnica ou instituto federal. “Tenho certeza que falo em nome de todos os alunos do município quando digo que o Prepara Jaboatão veio para nos ajudar a lutar por uma vida melhor. Ficamos muito felizes com a notícia, por saber que agora vamos poder nos dedicar ainda mais e aumentar nossas chances de vitória”, salientou.

   As aulas serão realizadas aos sábados, das 8h às 12h, em quatro polos de estudos, e ministradas por uma equipe de professores altamente capacitados, que irão abordar, principalmente, assuntos recorrentes e questões presentes em provas do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), com aprofundamento dos conteúdos abordados em cada item dos testes. Os estudantes participantes foram selecionados a partir de um levantamento do rendimento feito junto ao conselho de classe da primeira unidade didática, que considerou, entre outros aspectos, a melhor média de desempenho dos alunos em matérias como Língua Portuguesa e Matemática.