Jaboatão Prepara, curso pré-vestibular promovido pela Prefeitura, começa neste sábado (9)

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria Municipal de Educação, lançou, na manhã deste sábado (9), a nova edição do programa Jaboatão Prepara. O curso preparatório, que contempla alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, visa facilitar o ingresso dos alunos da rede municipal de ensino em escolas técnicas estaduais e institutos federais de educação. A cerimônia, realizada na quadra da Escola Técnica Estadual Maximiano Accioly Campos – ETEMAC, no bairro de Engenho Velho, contou com a presença da secretária municipal de Educação, Ivaneide Dantas, além de professores e gestores da rede municipal de ensino. Neste ano, a Prefeitura ampliou o projeto de 1.400 para 2 mil estudantes contemplados – um aumento de 43% nas vagas oferecidas.

Em seu discurso de boas-vindas aos alunos, Ivaneide destacou a importância do programa para os jaboatonenses. A secretária revelou que, em 2017, a rede pública do município foi a que mais obteve aprovações em escola técnicas estaduais e federais de Pernambuco, com 628 alunos aprovados nas escolas municipais do Jaboatão. “Esses estudantes estão a um passo de um evento que vai determinar como será boa parte de suas vidas. Nossa profissão, nossos sonhos e nosso conhecimento determinam o que seremos para o mundo. Nossa gestão entende a educação como uma ferramenta necessária para a construção do ser humano, o passaporte para uma vida digna e o fomento para uma sociedade justa, e estamos trabalhando arduamente para colaborar com o sucesso de nossos jovens”, pontuou. A gestora também adiantou que, até novembro, serão promovidos aulões com uma equipe de professores altamente capacitados, simulados, testes vocacionais, palestras motivacionais e visitas a espaços acadêmicos e profissionais.

Alex da Silva, de 15 anos, aluno da escola municipal Nossa Escola, vê a iniciativa como um estímulo para estudar e perseguir seus objetivos: “Ter um reforço com professores que dominam os assuntos faz toda a diferença. Quando a gente estuda por conta própria, fica mais difícil manter a disciplina e lidar com nossas dificuldades. Me sinto mais seguro sabendo que vou ter esse acompanhamento”. Os alunos se dividirão entre seis polos de aprendizagem (ETEMAC, Escola Municipal Nova Visão, Escola Municipal Barão de Muribeca, Escola Municipal Oscar Moura, Escola Municipal Vereador Antônio Januário e Escola Municipal Dom Carlos Coelho), e terão aulas todos os sábados, das 8h às 12h.