Jaboatão realiza atividades em alusão à Semana Nacional de Combate ao Aedes aegypti

[dkpdf-button]

   Equipes da Secretaria Municipal de Saúde do Jaboatão dos Guararapes irão percorrer, da segunda-feira (26) até a próxima quinta-feira (29), sete escolas públicas do município, para levar aos estudantes atividades que reforçarão a importância do combater ao Aedes aegypti, mosquito responsável por transmitir doenças como a dengue, chicungunha e zika. As atividades irão acontecer aportam nas escolas Dom Bosco, Aníbal Varejão, Liliosa Ramos, Doutor Luiz Gonzaga Maranhão, Pastor João Adalgisio e Vinícius de Moraes, direcionadas a estudantes com idades entre 10 e 12 anos.

   A ação acontece em alusão à Semana Nacional de Mobilização Intersetorial de Combate ao Aedes aegypti, e é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e as secretarias executivas de Serviços Públicos e de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer. Durante a semana, os estudantes aprenderão sobre as fases do mosquito, formas de combate, o trabalho dos agentes de saúde e outros assuntos. Ao fim do projeto, os estudantes participarão da 1ª Gincana de Combate ao Aedes aegypti, no Ginásio Reginaldo Montenegro, das 8h às 11h.

   De acordo com o gestor da escola municipal Aníbal Varejão, Sérgio Andrade, ações de conscientização são comuns no centro educativo. “Atividades como essa são comuns desde que começou a atual gestão. Em março desse ano, por exemplo, tivemos uma ação bem parecida, mas com foco na leptospirose, popularmente conhecida como ‘doença do rato’”, lembrou.

   A estudante do Aníbal Varejão, Camila Sadafia avaliou positivamente a ação. “Ninguém da minha casa teve dengue, mas foi por sorte, porque não tomamos cuidado para que o inseto não se instale lá. Agora, eu sei o quanto é preocupante a doença e o que fazer para combater”, pontuou.