Prefeitura fará recadastramento de aposentados e pensionistas a partir do dia 15

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Procedimento será realizado nas agências da Caixa Econômica do município e incluirá também os aposentados da Câmara. Quem não se recadastrar terá os pagamentos suspensos

A partir do dia 15 próximo, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes realiza o recadastramento dos aposentados e pensionistas do Executivo municipal e da Câmara de Vereadores. É importante que todos compareçam nas datas previstas para a realização do recadastramento, pois aqueles que não o fizerem terão seus pagamentos suspensos até regularizarem a situação.

O recadastramento deve ser realizado pelo próprio segurado ou seu curador, preferencialmente nas agências da Caixa Econômica Federal (CEF) do município, ou seja, as agências Praia de Piedade, Jaboatão Centro, Cavaleiro e Prazeres. As datas para a realização do procedimento estão divididas por ordem alfabética. Os aposentados e pensionistas cuja letra inicial do nome seja de A até E devem comparecer de 15 de junho a 14 de julho; entre F e L, de 15 de julho até 14 de agosto; na letra M, de 17 de agosto a 14 de setembro; e entre N e Z, de 15 de setembro a 14 de outubro.

Na ocasião, devem ser apresentados originais e cópias da cédula de identidade ou da carteira nacional de habilitação, do CPF, do comprovante de residência atualizado e da portaria de aposentadoria. Para a comprovação de dependentes, deve ser apresentada certidão de casamento, no caso de haver cônjuge; declaração de união estável, no caso de convivente; certidão de nascimento, em caso de filho menor de 21 anos ou equiparado; e de certidão de nascimento e laudo médico de junta médica oficial, no caso de filho inválido ou incapaz.

 

ATUALIZAÇÃO DOS DADOS – O presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais do Jaboatão dos Guararapes (Jaboatão Prev), Reinaldo Trajano, esclarece que o recadastramento é feito por determinação do Ministério da Previdência Social. “Nós atualizamos os dados cadastrais dos servidores, fazemos prova de vida para verificar se as pessoas que recebem o benefício estão de fato vivas. Com isso, podemos fazer um estudo atuarial com mais precisão, bem como a compensação dos créditos financeiros do município, o que servirá para ajudar a manter o equilíbrio financeiro do Fundo de Previdência. ”, explicou. Essa atualização é um dos requisitos para a renovação do Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP), o qual permite o recebimento de repasses do Governo Federal.

Caso algum aposentado ou pensionista não faça o recadastramento e tenha seus pagamentos suspensos, eles serão restabelecidos no mês em que o interessado comparecer a uma das citadas agências da CEF para comunicar sua situação. Aqueles que residirem fora do município poderão realizar o procedimento em qualquer agência da Caixa.