PROGRAMA DE LEITURA “ESCOLA QUE LÊ, FAZ A MUDANÇA ACONTECER” É SUCESSO NA REDE MUNICIPAL

[dkpdf-button]

O programa instituído pela Secretaria Municipal de Educação, no segundo semestre de 2017, com o objetivo de fortalecer nos alunos da rede municipal o hábito da ler e escrever, vem mudando a rotina dos estudantes de Jaboatão dos Guararapes.

O programa oferece livros literários para todos os estudantes do município e através da professora da rede, Drica Shinohara, realiza contações de histórias nas escolas, estimulando o encantamento pelo mundo da leitura.

A gerente do Programa de Leitura, Betânia Santos, considera o programa “inovador e imprescindível na rede, uma vez que oportuniza aos estudantes a aquisição gratuita de livros literários para a construção do seu acervo pessoal, favorecendo a socialização com a família e sua comunidade. Desta forma, amplia-se o hábito da leitura para além dos muros da escola, potencializando a aprendizagem, não só no âmbito cognitivo, mas também, no aspecto socioafetivo”, afirmou.

A leitura e a escrita são imprescindíveis para a formação pedagógica dos estudantes, fazendo com que eles se sintam confiantes frente aos desafios de uma sociedade letrada. Além disso, o programa de leitura tem incentivado professores e estudantes, criando nas escolas uma rotina de leitura e escrita.

Para a professora Drica Shinohara, responsável por contar histórias nas escolas e ministrar oficinas de leituras, “o programa proporciona aos alunos e professores da rede, uma maior aproximação com a literatura, estimulando o hábito de leitura de forma lúdica e prazerosa”, explicou.