Programa Saúde na Escola beneficia estudantes da rede municipal do Jaboatão dos Guararapes

[dkpdf-button]

   O projeto piloto do Programa Saúde na Escola (PSE), iniciado na Escola Municipal Vidal de Negreiros, no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, identificou 75 alunos com idades de quatro a 14 anos com doenças oculares que podem ser tratadas com o uso de óculos (erros refracionais como miopia, astigmatismo e hipermetropia). Os estudantes foram agendados pela Superintendência de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde para consulta oftalmológica no Seope, para que, neste sábado (10), acompanhadas dos pais ou responsáveis, sejam atendidas por especialistas.

   A iniciativa faz parte do Programa Saúde na Escola, resultado de uma parceria entre as secretarias de Saúde e Educação do Jaboatão, permitindo, assim, a ampliação da assistência prestada a seus munícipes. A medida de acuidade visual é uma ação preventiva para a ambliopia, popularmente conhecida como “olho preguiçoso”, uma vez que permite seu diagnóstico e tratamento precoce, preferencialmente antes dos sete anos de idade.

   “O programa une a promoção da saúde com a educação e reafirma o compromisso da gestão em prestar uma melhor assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde no município. Integrar saúde e educação é um passo importante para o desenvolvimento da cidadania e qualificação das políticas públicas brasileiras”, pontuou Alberto Lima, secretário municipal de Saúde do Jaboatão dos Guararapes.