ESTUDANTES DO JABOATÃO PARTICIPAM DA EXPO MILSET BRASIL 2022

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
[dkpdf-button]

As estudantes Evellyn Sophia das Neves Sena e Jennifer Samara da Silva, juntamente com a professora Ana Paula Mineiro Leite, embarcaram na manhã desta terça-feira (24) para participarem da Expo MILSET Brasil.

A Escola em Tempo Integral José Rodovalho participou do 27º Torneio Ciência Jovem, em 2021, com a turma do 3º ano B, terminando a disputa no 2º lugar da categoria Iniciação à Pesquisa, com o Projeto Oleando com Consciência, orientado pela professora Ana Paula Mineiro Leite. Com a conquista da medalha de prata no torneio a unidade de ensino foi convidada a participar da ExpoMILSET 2022.

A Expo Milset é um Evento Internacional do comitê da MILSET AMLAT e da Associação Movimento pela Ciência e Aprendizagem do Brasil, que será realizado em Fortaleza – CE no período de 24 a 28 de Maio de 2022. Essa grande feira oportuniza um espaço para os estudantes divulgarem seus projetos de pesquisa científica, tecnologia e criatividade, nas diversas áreas do conhecimento, tendo como propósito contribuir para o desenvolvimento da cultura científica em crianças, adolescente e jovens.

O projeto Oleando com Consciência trabalhou e debateu sobre a temática da educação Ambiental voltada para a comunidade de Dom Hélder, no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, na qual a escola está inserida. A ideia era evitar que os resíduos domésticos fossem descartados no meio ambiente, focando nos prejuízos causados pelo descarte indevido do óleo de fritura, uma vez que a comunidade não tinha o hábito de realizar a coleta e o descarte correto desse óleo, despejando-o nas pias, ralos e no próprio solo, o que acarretava em sérios problemas ambientais.

“Eu estou muito feliz por estar aqui na Expo Milset, porque eu vou poder falar para outras pessoas sobre o nosso projeto, sobre os cuidados com o óleo. Pra ninguém jogar o óleo na pia e assim, não contaminar o solo” explicou Jennifer, que estava muito entusiasmada com a oportunidade de viajar para apresentar o seu trabalho.

A partir do projeto, os estudantes passaram a divulgar a importância da coleta do óleo de cozinha e realizaram oficinas aberta à toda comunidade escolar, ensinando a transformar o resíduo do óleo em sabão e informando a todos que a escola passou a ser um ponto de coleta de óleo descartado.