JABOATÃO É BI CAMPEÃO NO TORNEIO VIRTUAL DE CIÊNCIAS

Na sexta edição do torneio Virtual de Ciências, a Escola Municipal José Rodovalho conquistou a medalha de ouro entre as escolas do 8º ano, tornando-se bicampeã na categoria, e ficou com a medalha de prata entre as escolas do 9º ano.

Em 2021 ocorreu a 6ª edição do Torneio Virtual de Ciências, sendo a primeira de alcance nacional. No segmento de 8º ano inscreveram-se 16 equipes e no segmento 9º ano inscreveram-se 27 equipes. Nessa edição, a Escola Municipal José Rodovalho participou do TVC pela segunda vez, sendo a primeira vez com duas equipes: uma competindo no segmento 8º ano e outra competindo no segmento 9º ano.

O Torneio Virtual de Ciência é uma competição promovida pelo Espaço Ciência, que aposta no trabalho coletivo, envolvendo turmas inteiras das escolas, professores e a comunidade. A competição dura o ano inteiro e, a cada mês, apresenta um desafio por meio do site do Espaço Ciência, nas diversas áreas do conhecimento: Física, Química, Biologia, Matemática, Robótica, Astronomia.

O torneio é voltado para estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental ao 3º do Ensino Médio e cada escola pode inscrever uma equipe por segmento. Embora cada equipe seja representada por um professor e dois alunos, a turma inteira e diversos professores participam do processo, transformando os conteúdos escolares em divertidas descobertas interdisciplinares.

Todo o processo é registrado em vídeo, postado no Youtube e os links encaminhados ao Espaço Ciência, que os compartilha em suas redes sociais. Além da pontuação técnica, os participantes ganham pontos extras pelo compartilhamento dos vídeos nas redes, garantindo maior visibilidade ao processo de descoberta científica.