loader image
0%

JABOATÃO CONQUISTA RESULTADO HISTÓRICO NA OBMEP

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), competição organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), anunciou nesta terça-feira (3) a relação de premiados da sua 15ª edição e as escolas do Jaboatão dos Guararapes alcançaram o melhor resultado da história do município.

Com um total de 18.158.775 estudantes inscritos do ensino fundamental e médio, oriundos de 49.002 escolas públicas e 5.829 escolas particulares, a olimpíada distribuiu, um total de 522 medalhas de ouro, 1.500 de prata, 4.508 de bronze e 42.432 certificados de menção honrosa. Também serão  premiados professores, escolas e secretarias de educação de municípios que se destacaram em virtude do desempenho dos alunos.

Criada em 2005 com o objetivo de popularizar o ensino da Matemática entre estudantes do ensino fundamental e médio, a OBMEP registrou este ano um novo recorde de escolas inscritas com um total de 54.831 instituições, abrangendo 99,71% dos municípios de todo o país.

Os resultados obtidos pelas escolas do Jaboatão melhoram a cada ano. Em 2016 as escolas do município conquistaram 21 menções honrosas. Em 2017 tivemos 100% das escolas do município participando, tendo como resultado duas medalhas de bronze e 21 menções honrosas. Em 2018, duas medalhas de bronze e 23 menções honrosas. Já este ano, 2019, o município conquistou um ouro com o estudante Arley Kahue, da Escola Vereador Antônio Januário, quatro bronzes e 31 menções honrosas, resultado que deixou o município na liderança do ranking das escolas da região metropolitana e em segundo lugar entre todas as cidades de Pernambuco.

Arley contou que, mesmo com toda sua dedicação, ficou surpreso com o resultado obtido. “Eu não esperava esse resultado, nem meus pais acreditavam que poderia ser tão bom, mesmo com todo meu esforço. Mas estou muito feliz com o resultado e espero que esse ouro incentive meus colegas, para que a gente conquiste mais medalhas na próxima OBMEP”, afirmou entusiasmado.

O Coordenador de Ensino, Reginaldo Araújo, celebrou os resultados enfatizando a dedicação dos professores e dos estudantes. “Temos uma rede de ensino que conhece suas metas antes do percurso e que trabalha com uma verdadeira equipe, logo, não há sucesso que não possa ser alcançado.”

X